terça-feira, 22 de setembro de 2015

“Você tem experiência?” – Paráfrase

Já me queimei brincando de queimar canudinho, já bati na cabeça da minha prima com o celular, já fui assaltada duas vezes, já pulei na piscina e bati os dentes e já até fui chamada de banguela e boca de lata pelo meu Prof. de Língua Portuguesa Flávio.
Já passei trote, já bati na minha prima e fiz ela falar para a mãe dela que ela se machucou, já discuti com uma professora em sala de aula, já tomei banho de chuva trovejando, já escrevi nas carteiras da escola, já fingi que estava dormindo no ônibus só para não dar lugar ao idoso, já chorei muitas vezes assistindo filmes.
Já pequei, já fiquei pálida de nervoso, já me apaixonei achando que era para sempre, já me afoguei, já passei pela experiência de ver meus pais chorando, e é horrível. Já fiz jejum de ficar sem tomar qualquer refrigerante por quarenta dias, já chorei no chuveiro para minha mãe não ver, já me escondi da minha mãe no Shopping e depois apanhei.
Já fiz minha mãe passar vergonha na loja colocando uma sacola na cabeça, já cai na escola, já pensei em fugir de casa quando tinha cinco anos, já ganhei um buque de rosas vermelhas, já dormi sem querer acordar nunca mais, já me queimei com vela, já fiz bola de chiclete e melequei todo o meu rosto, já me escondi atrás do cortina e esqueci os pés para fora.
Já confundi sentimentos, já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as mais difíceis de se esquecer. Já cai da escada de bunda, já fiz juras eternas, já fiquei sozinha no meio de mil pessoas sentindo falta de uma só, já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar, já me apaixonei e achei que era para sempre, mas sempre era um "para sempre" pela metade. Já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam novos, e a vida é um ir e vir sem razão.  
Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção, guardados num baú, chamado coração. E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita: "Qual sua experiência?".
Essa pergunta ecoa no meu cérebro: experiência... experiência. Será que ser "plantador de sorrisos" é uma boa experiência? Não! Talvez eles não saibam ainda colher sonhos!
Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta pergunta: "Experiência? Quem a tem, se a todo momento se renova?".

____________________________
A Paráfrase é um gênero textual com característica predominantemente Narrativa.
De acordo com o minidicionário "Luft" (2009, p. 502), Paráfrase significa ação de desenvolvível, imitar um texto, dizendo o mesmo em outras palavras.
Texto adaptado nas aulas de Técnica de Redação no Centro Educacional Vila Verde, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos.

FONTE

 http://profempreendedor.blogspot.com.br/2013/02/voce-tem-experiencia-original.html - Acessado em: 23/04/2015.

LUFT, Celso Pedro. "Minidicionário Luft". São Paulo, Editora: Ática, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário